Ao longo da vida, as rotinas tendem a se tornar cada vez mais monótonas, causando esgotamento físico e mental, o que pode provocar irritabilidade e perda do controle das emoções. A técnica de Mindfulness, que pode ser traduzida como “atenção plena”, auxilia na concentração e bem-estar, uma vez que trabalha o controle do corpo e da mente.
A atividade consiste em manter a atenção exclusivamente no momento atual, sem divagar excessivamente sobre o futuro. Sendo assim, quando executada apropriadamente, a prática é capaz de diminuir a ansiedade, melhorar a cognição e reduzir as distrações, sendo um ativo para a produtividade cognitiva.
“É necessário mantermos a mente e corpo saudáveis para um bom desenvolvimento, seja de forma acadêmica ou profissional”, afirma Débora Albuquerque, Gestora de Gente e Gestão do Colégio Provecto.
Nesse sentido, os pré-vestibulandos compõem um público especial, pois o excesso de estresse e preocupações é prejudicial para o rendimento estudantil, uma vez que ambos são fatores que dificultam o processo de aprendizagem. Ao não obter os resultados esperados, os discentes sentem frustração e ansiedade. A respeito dessas emoções negativas, a técnica é especialmente proveitosa, porque trabalha o autoconhecimento.
Em síntese, a Mindfulness é extremamente benéfica para os estudantes, visto que ajuda na manutenção do foco e reduz o estresse, a ansiedade e o nervosismo. Além disso, também desenvolve a inteligência emocional e pode auxiliar a regular o sono. Dessa forma, o conjunto desses elementos é de suma importância para um bom desenvolvimento acadêmico.