Através da leitura, ingressamos em um mundo imaginário, construído com palavras e imagens, que ao longo da nossa vida, nos levam em uma divertida viagem de descobertas, desenvolvimento e aprendizado e, claro, muita diversão.
Esse é o objetivo do 1, 2, 3… História, projeto desenvolvido no Provecto para alunos de todos os níveis de ensino, se adaptando às necessidades de desenvolvimento de cada faixa etária.
Desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças
Para os pequenos, as ações auxiliam no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. Ele cumpre o papel de difusão de valores tidos como necessários para o estabelecimento de uma convivência harmoniosa na sociedade. Para os adolescentes, a abordagem se concentra na interpretação e reflexão das histórias no contexto do mundo atual.
“É uma ação educativa prazerosa. Ela proporciona aos alunos uma compreensão mais ampla do mundo, bem como a construção das identidades culturais via memória oral”, destaca Adriana Lima, Supervisora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Provecto.
O contador de histórias atrai a atenção das crianças ao apresentar o mundo da literatura de uma forma bem diferente da usual, encenando e usando a voz e o corpo para dar vida às histórias que narra, permitindo que as crianças se identifiquem e sejam capazes de elaborar sentimentos e emoções a partir das histórias que ouvem.
E será que as crianças gostam? “A maior satisfação é quando ouvimos: “Conta mais uma história, tia…’”, comenta Pâmela Souza, pedagoga e contadora de histórias.
Crianças que ouvem histórias desde cedo costumam virar leitoras assíduas, pois a leitura amplia o vocabulário e estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade. É uma atividade simples e que pode ser realizada em casa com a família. Além de ser divertida, é uma importante forma de interação com as crianças.
Dicas valiosas
Por isso, Pâmela listou algumas dicas para você curtir estes momentos em família:
- Escolha o momento certo: nem você nem a criança podem estar fazendo outras atividades. Pergunte se ela quer ouvir uma história. Se ela disser que não, não insista. Esse tem de ser um momento prazeroso para ela.
- Escolha o livro certo: deixe que a criança opine sobre a história que quer ouvir. Se você achar que o livro escolhido é muito grande ou tem pouco interesse, proponha-lhe outros até sentir que a sua proposta agrada. Não imponha um livro. Isso pode desestimulá-la.
- Escolha o local certo: Procure um local tranquilo para que a criança não tenha sua atenção desviada. Sente-se junto a ela para que ambos possam ver o livro e as ilustrações.
- Leia e estimule: Enquanto estiver lendo, acompanhe com o dedo as linhas do livro. Isso garante que a criança preste atenção às palavras, mesmo que ainda não as entenda. Leia com expressão, pronunciando claramente e fazendo pausas. Se a criança já souber ler algumas palavras, incentive-a para ler. Enquanto estiver lendo, converse sobre a história e explique alguma situação ou palavra que ela não tenha entendido. Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir, pois isso estimula a imaginação e o interesse pela leitura.
- Identifique a duração certa: Fique atento aos sinais de cansaço da criança. Interrompa a leitura se ela mostrar desinteresse. Não a force a ouvir a história por mais tempo do que deseja. Se o livro ainda não tiver acabado, interrompa-o e continue depois.
- Converse depois da leitura: Quando acabar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens que a criança mais gostou e sobre os pontos que ela achou mais interessante.
Boa leitura!