Ler, escrever, contar… Essas habilidades aprendidas na etapa escolar são, sem dúvida, uma base importante na formação acadêmica de crianças e adolescentes. Mas é fato que, além disso, as escolas também devem incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais nas diferentes etapas da Educação Infantil até o Ensino Médio, para formar cidadãos preocupados com a comunidade e aptos para viver em sociedade.
Mas como essas habilidades são moldadas?
Parte delas se dá pela convivência com colegas e professores. Essa rotina influencia, inclusive, na personalidade dessas crianças, mas isso não significa que as crianças e adolescentes vão moldar definitivamente suas personalidades na escola, algumas individualidades podem ser transformadas em competências para viver em sociedade.
Um relatório da A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura — UNESCO aponta que a educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: aprender aconhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Em resumo, esses quatro pilares visam não apenas transmitir conhecimento, mas também promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, capacitando-os a aprender, fazer, conviver e ser de maneira plena e significativa ao longo de suas vidas. Esses pilares procuram preparar as pessoas para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança e contribuir para o bem-estar pessoal e social.
Habilidades sociais desenvolvidas na escola
As habilidades sociais são essenciais para cada indivíduo conseguir se expressar de maneira apropriada, considerando o contexto em que se encontra. Através dessas habilidades, as pessoas podem interagir com os outros e se adequar às normas e expectativas da sociedade.
O desenvolvimento dessas aptidões começa na infância e, por isso, a escola desempenha um papel fundamental nesse processo. Os pais e familiares também têm um papel importante ao observar e contribuir para o desenvolvimento das habilidades sociais das crianças.
Segundo o autor Almir Del Prette, há sete categorias amplas de habilidades sociais na infância que devem ser promovidas para garantir o bem-estar e o desenvolvimento socioemocional das crianças:
- Autocontrole e expressividade emocional: Envolve o reconhecimento e a gestão das próprias emoções, bem como a compreensão das emoções dos outros;
- Civilidade: Abrange as regras sociais e as boas maneiras necessárias para uma convivência harmoniosa em sociedade;
- Empatia: A capacidade de se colocar no lugar do outro. Ela é crucial para construir relacionamentos saudáveis e resolver conflitos de forma eficaz;
- Assertividade: Implica em comunicar seus sentimentos, lidar com críticas, negociar interesses e compreender igualdade de direitos e responsabilidades;
- Solução de problemas interpessoais: A capacidade de lidar com situações de estresse e conflito é fundamental para estabelecer relacionamentos saudáveis, tanto na vida pessoal quanto profissional;
- Fazer amizades: O convívio com pessoas diversas na escola é fundamental para a formação de cidadãos conscientes;
- Habilidades sociais acadêmicas: Comportamentos como esperar a sua vez de falar em sala de aula, oferecer ajuda aos colegas, seguir regras e participar de discussões são exemplos de habilidades sociais acadêmicas que auxiliam no aprendizado e no sucesso profissional futuro.
É importante destacar que o desenvolvimento dessas habilidades sociais é fundamental para o crescimento e o bem-estar das crianças, e a escola desempenha um papel crucial nesse processo. Portanto, é importante considerar como promover essas competências na instituição de ensino.
O Provecto é uma escola que investe em uma educação moderna e tecnológica, mas sem deixar de lado o mais importante: ser humano. Por isso estamos atentos a desenvolver habilidades sociais, para que nossos alunos se tornem cidadãos conscientes e ativos na sociedade, com um olhar sensível e crítico no futuro, estando no presente. É isso que buscamos: um futuro mais presente.
Entre todos os futuros, escolha o mais presente.
Ser presente é ser Provecto.