Você conhece o termo “nativo digital”? Nativo digital é toda geração que nasceu conectada à internet e às tecnologias.
O termo foi usado pela primeira vez pelo norte-americano Marc Prensky a fim de dividir os nativos digitais dos imigrantes digitais, que são, portanto, aqueles que nasceram sem a tecnologia e passaram a usá-la ao longo da vida.
O fato é que você não pode negar que a tecnologia está, sim, presente na vida dos seus filhos. Portanto, que tal tratá-la como aliada e não como inimiga?
Preparamos para você um conteúdo completo sobre os benefícios e os prejuízos que o uso da internet pode trazer às crianças, bem como os cuidados que você, pai, deve ficar atento.
Você sabia que, na era digital, é muito comum que as crianças tenham acesso à internet e aos smartphones antes mesmo de desenvolverem habilidades cognitivas complexas?
Levantamento feito pela AVG Technologies aponta que 97% das crianças brasileiras entre 6 e 9 anos de idade utilizam a internet, e, deste grupo, 54% já possuem perfil em alguma rede social.
Os dados ainda apontam que 66% das crianças, com idade entre 3 e 5 anos, já estão inseridas em jogos eletrônicos.
Para se ter uma ideia, esse estudo revela que 47% das crianças entre 3 e 5 anos de idade já sabem usar smartphones, mas só 14% sabem como amarrar os sapatos sem a ajuda de um adulto.
Apesar do que este dado possa nos levar a pensar, a inserção das crianças no mundo digital é um fator importante no desenvolvimento infantil.
O perigo de deixar o acesso à internet pelas crianças fora do radar dos pais pode ser muito danoso. Dados do Centro Regional de Estudos Para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e o Comitê Gestor da Internet apontam que:
Para evitar que as crianças tenham acesso a esse tipo de conteúdo, a amília precisa se atentar e monitorar o uso da internet pelos seus filhos. Quer saber como? Acesse o link abaixo e faça já o download gratuito do nosso eBook.