Quais os temas mais cobrados do Enem?

Post

Em entrevista ao site Guia do Estudante, o professor Célio Tasinafo identifica dois eixos temáticos principais para o Enem. O primeiro trata do exercício da cidadania e da reivindicação por liberdade. O segundo eixo é o dos direitos humanos, incluindo igualdade de gênero, racismo e homofobia.

De acordo com o professor Gianpaolo Franco Dorigo, o Enem dá bastante importância a movimentos sociais. Já no século XIX, afirma o professor, a atuação de movimentos sociais no Brasil envolve principalmente a luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Mas fique atento: segundo Gianpaolo, o Enem costuma priorizar a História do Brasil.

Já em relação a Geografia, os temas cobrados são um pouco mais específicos. O Enem costuma basear suas questões também nos aspectos que envolvem o Brasil, normalmente sobre indústria, água, energia, urbanização e impactos ambientais da poluição. Assim como em História, os temas sociais são sempre bem cotados para aparecer pela prova, como violência, conflitos por terra, crescimento populacional, entre outros.

Com informações do site Guia do Estudante.



Voltar

  • Compartilhe por E-mail
    Compartilhe com um amigo Cancelar
  • 103
  • 14/08/2017

Comentários (0)

Envie seu comentário

Localização

Blog do Provecto

Acompanhe, aqui, no Blog do Provecto, as últimas notícias sobre educação, artes, cultura e música. Sugestões de post podem ser enviadas para contato@colegioprovecto.com.br.