Conheça o Projeto Hábito de Estudo do Colégio Provecto

Post

Estamos aqui para falar de um assunto que tem tudo a ver com a escola. É o Estudo! Todos nós sabemos que, para conquistarmos nossos sonhos e objetivos futuros, precisamos ter uma caminhada de sucesso na escola. Para isso, precisamos ter consciência de que estudar é importante.

Então, nós da equipe pedagógica, pensamos em ajudá-los na sua rotina de estudo, através de dicas e orientações que podem ser de grande utilidade para vocês. Nosso intuito é tornar esse momento o mais prazeroso possível. Nós sabemos que cada um de vocês tem preferências diferentes, uns gostam mais de matemática, outros de português, e etc. Mas as dicas que nós daremos para vocês sobre estudo, servirão para todas as matérias.

Para que você possa ter um começo de ano com êxito nos estudos, daremos algumas dicas para você de como fazer isso! Afinal, não há nada mais desmotivador do que chegar ao fim da página de um livro e perceber que a concentração foi embora entre um parágrafo e outro, e com ela, levou também a sua capacidade de retenção das informações.

Quando o volume de leitura exigido é grande, adotar estratégias é essencial para não ficar a ver navios enquanto os ponteiros do relógio dão voltas e os livros, um “baile” em você.

Concentração: Cuide do seu estado mental - Não se consegue a alta performance de repente, é preciso criar o hábito e para isso, é fundamental ter uma rotina de estudos. A persistência desenvolverá outro atributo importantíssimo: o prazer de estudar e de aprender.

Bloqueie distrações: “Isso significa desligar o celular para não ter mensagens chegando toda hora, sair do computador, fechar a porta do quarto e avisar para não ser perturbado. Aquela escapadinha para conferir a timeline do Facebook é tão irresistível quanto prejudicial. O cérebro perde a concentração que vinha mantendo e, para reiniciar o processo, demanda tempo e energia” Afirma o especialista Marcello Leal, professor do site Questões de Concursos.

Escolha o ambiente adequado: A luminosidade deve ser apropriada, assim como a tranquilidade do ambiente. Se a casa tiver muita gente, procure uma biblioteca.

Mantenha a postura correta: estudar na cama só é bom para embalar o sono. “A pessoa deve evitar ler deitada ou escorada, e, sim, ler sentada, com a coluna ereta, o joelho dobrado a 90 graus e não ficar com a cabeça excessivamente baixa”, afirma prof. João Mendes, especialista.

Faça pausas: Saiba também que não dá para ficar concentrado durante muito tempo, então é importante estabelecer metas e prazo. Estude por no máximo 50 minutos antes de fazer um intervalo. Depois se dê até 10 minutos de descanso antes de voltar para os estudos. Durante a pausa, levante da cadeira, faça alongamentos, ande um pouco,

Use o seu relógio biológico a seu favor: Você é do tipo matutino, vespertino ou noturno? Cada pessoa possui um período do dia no qual produz mais. Seja ele pela manhã, tarde ou noite, trate esse momento como sendo o mais importante e estude durante ele os pontos mais difíceis.

Foco: Para ler mais rápido é necessário que sua mente esteja alerta e focada naquela única atividade que está desempenhando. Melhor do que leitura dinâmica é apostar em foco exclusivo no texto. “Como diria o monge budista Thich Nhat Hanh, ao tomar o seu chá, apenas tome o seu chá e não seus problemas e ansiedades”, afirma Leal.

Sublinhe o texto: Marcar trechos mais importantes do texto ou marcá-lo com outras cores também é um conselho dos especialistas.

Resumo: Ler e resumir é uma forma bastante eficaz de fixar o conteúdo. No entanto, o ponto negativo desta técnica é o tempo. Se ele estiver curto, melhor usar outras estratégias.

Procure exemplos do que foi estudado: Buscar exemplos práticos da teoria é uma estratégia que dá resultado. Quando você vivencia uma situação que tem a ver com algo que estudou, aquela informação não te deixa nunca. Mas, como é impossível vivenciar tudo o que é estudado, a dica é pedir (e anotar) exemplos aos professores e procurar nos livros a aplicação prática de conceitos abstratos.

Ouvir, anotar e revisar: Faça anotações em aula e revisões periódicas, indica José Roberto Lima. “Gravamos 50% do que ouvimos durante três dias. Quando ouvimos e fazemos anotações, saltamos para 90% (mas também por três dias). Quando ouvimos, fazemos anotações e, no prazo de três dias, fazemos revisões, gravamos, para o resto da vida, 70%”, diz Lima.

Ressaltamos sempre que os pais se sintam à vontade para procurar a coordenação quando os anseios e dúvidas surgirem, os quais são normais de acontecer. O Colégio Provecto está sempre de prontidão para que possamos naquilo que for de nosso alcance ajudar as famílias participantes, mesmo que subjetivamente, nos nossos trabalhos.

Acreditamos no potencial dos nossos alunos e acima de tudo na força da parceria Família e Escola, pois caminhar de mãos dadas nos dá segurança, motivação e felicidade.

SOEP – Serviço de Orientação Educacional e Psicologia.
Material adaptado de : https://exame.abril.com.br/carreira/13-estrategias-para-turbinar-a-capacidade-de-estudo/

 

 



Voltar

  • Compartilhe por E-mail
    Compartilhe com um amigo Cancelar
  • 103
  • 06/02/2018

Comentários (0)

Envie seu comentário

Localização

Blog do Provecto

Acompanhe, aqui, no Blog do Provecto, as últimas notícias sobre educação, artes, cultura e música. Sugestões de post podem ser enviadas para contato@colegioprovecto.com.br.