O Jovem no Processo de Escolha Profissional

Um fator relevante, que promoveu significativas mudanças na sociedade e, consequentemente, na forma de organização do trabalho, foi o advento do capitalismo e a evolução tecnológica. Antes destas mudanças, o jovem herdava a profissão dos pais e a possibilidade de escolha profissional era praticamente nula. Hoje o cenário é outro e o jovem passa a ser o maior responsável por suas escolhas e pela concretização de sua carreira profissional.

Quando se trata da escolha profissional, o jovem deve optar não só por um curso ou por uma atividade que poderá desempenhar no seu futuro trabalho, mas também por um estilo de vida, uma determinada rotina e ambiente de trabalho que fará parte da sua vida. Diante das escolhas que o jovem em nossa sociedade deve tomar em relação a seu futuro profissional, tais decisões podem gerar sofrimento, pois muitas vezes os jovens ainda não estão preparados para fazer essas escolhas. Tal período pressupõe algumas vezes o surgimento de conflitos, ansiedade, além da elaboração de lutos, pois ao escolher determinada profissão, tal escolha implica em renunciar outras possibilidades naquele momento.

A importância da Orientação Profissional na vida desse jovem se dá em facilitar sua escolha profissional, ou seja,  de conscientizá-lo em relação às possíveis distorções, as interferências na sua tomada de decisão, e ainda de identificar o seu perfil e interesses profissionais, assim esse jovem poderá vir a se sentir mais seguro na tomada de decisão quanto ao seu futuro profissional.

Pensando nisso, o Colégio Provecto apresenta o Projeto de Orientação Profissional, cujo propósito é oferecer debates que favoreçam o momento da escolha profissional que será exigida de nossos jovens em breve. Realizaremos grupos de discussão, com temáticas e metodologias compatíveis com a faixa etária dos alunos da 1ª série do Ensino Médio, para o qual a participação é voluntária.

Texto adaptado de “O Jovem no Processo de Escolha Profissional”, de Gislaine Nunes Echeverria, disponível em: http://guiamedicoflorianopolis.com.br/artigo.aspx?id=29

• 21/02/2018